A alquimia que surge da criação de uma peça artesanal, inteiramente feita à mão e na maior parte dos casos projetada com exclusividade, nasce do patrimônio secular de conhecimentos sobre o uso, o controle das técnicas e materiais e do senso de beleza que só se encontra na Itália e mais especificamente na Toscana. Um padrão de qualidade que não é facilmente encontrado.
Com a introdução de maquinário mais avançado à serviço da criação artística e artesanal, a tradição ebanista da marcenaria toscana, herança da corte renascentista de Florença, se renovou e continua a nos presentear com magníficas soluções artísticas para residências, lojas e outros ambientes.
Hoje, mais do que no passado, sobretudo nos campos museais e artísticos ocorre frequentemente o trabalho em estreita colaboração entre o que se chamava em Florença de Stipettaio, ou seja, o ebanista, o marceneiro altamente especializado que une o seu expertise, ou o saper fare à serviço de arquitetos e designers, aqueles que trabalham com o saper pensare, para a criação de projetos que integram a tradição com o gosto contemporâneo.
Assim, a Officina Firenze difunde no mundo a arte da “falegnameria artigianale toscana” com estilo e design italiano autênticos, produzindo peças exclusivas com personalidade forte, matérias primas nobres, detalhes realizados após minuciosa pesquisa histórica e técnicas tradicionais recuperadas da tradição dos grandes mestres florentinos da renascença como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Brunelleschi, Vasari e muitos tantos outros.